08 May 2010

Acho que vou comecar a escrever sobre assuntos gerais, porque gracas a Deus a doenca esta ficando para tras, e cada vez penso menos nisso. Nao nego que toda semana tenho algo que me assusta, e fico nervoso mas aprendi a lidar com isso. Me mantenho ocupado e com uma rotina saudavel. Outras questoes estao aparecendo, coisas corriqueiras, e ate superfluas do dia a dia de uma pessoa normal, tipo: sera que vou ficar careca assim pra sempre? Ou: preciso de roupas novas... Tambem habitos ruins voltaram, como de tomar cafe em quantidades que ate o amante do Starbucks ficaria surpreso. Mas nao adianta, eu tenho direito a algum vicio, e esse e o unico realmente que posso me dar o luxo, ja que beber eu fui proibido pelos medicos.

Ah, falando de coisas novas, finalmente estou conseguindo me re-organizar. Estamos “downsizing”, ou dimuindo o padrao. Isso seria algo para se preocupar ou ficar chateado, mas eh o contrario, me sinto leve, tranquilo. Nao tenho aquele peso de compromissos e ambicoes. O alivio nao eh soh na parte financeira, afinal tudo que penso sempre eh no futuro da Julia, mas tambem o lado psicologico, pois era como se estivesse amarrado aquilo, ao passado. A um passado que foi bom enquanto durou. Hoje olho as fotos dos nossos amigos ao redor do mundo, e sei que pelo menos hoje eu nao sou mais parte disso. O mundo era pequeno antes, agora hesito em pegar aviao mesmo que seja para viagens curtas. Outrora nao imaginaria ficar longe da acao, hoje sou feliz aqui com uma vida pacata.

Como eh um recomeco, isso era necessario, ou seja, se desfazer de coisas materiais, re-organizar, comecar de novo, passo a passo e reconstruir uma vida, uma rotina. Nao eh tarefa facil, o cancer foi um puxao de tapete num momento em que eu estava galopando, no auge da carreira. Meu mundo desabou de uma forma tao rapida, que nao tive nem tempo de lamentar. Nao tive tempo sequer de fechar a porta do apartamento que deixei pra tras quando sai de ferias de Hong Kong.

Acho que muitas pessoas passam por situacoes similares, recomecos. Desde os mais radicais, catastrofes, como problemas pessoais. Sao desafios que a vida nos traz e que como sempre, aprendemos muito com eles. Meu pai acaba de se separar, e eh muito triste ver outra familia se desfazer. Ele tambem esta passando por um recomeco, e vai levar muito tempo para ele se re-organizar e entender seu novo papel e seu caminho. Pelo menos ele tem o apoio da familia, e posso dizer que tenho sido bom filho estando a disposicao sempre.

Falando nisso, eu fico me questionando se estou me esforcando o suficiente ajudar as pessoas. No fundo acho que nao. O sistema e engracado, porque ha tantas carencias e tudo e complicado. As ONGS nem sempre funcionam bem, sao mal administradas ou sao fachada para alavancar politicos. Por outro lado, as pessoas necessitadas ja partem do principio que e uma obrigacao da sociedade lhes prover o sustento, sem nunca ter tentado algo por si so. E um assunto muito polemico, porque afinal pagamos impostos para serem usados em melhorias na sociedade, em gerar meios para que todos possam ter condicoes iguais.

Falando com muitas pessoas acabo descobrindo coisas absurdas, como por exemplo os indigentes que passam frio a noite, porque nao querem ir aos abrigos da prefeitura porque la e obrigatorio tomar banho. Ou a coleta de roupas de campanhas no inverno, onde as melhores roupas sao desviadas por pessoas envolvidas na campanha para revenda ou uso pessoal.

Tenho ligado para o hospital onde me tratei me oferecendo, e ate agora nao consegui chegar a pessoa que decide sobre a rotina dos pacientes para poder agendar algo. Fico ligando e nunca retornam as ligacoes. E frustrante. Quero fazer mais, mas sempre esbarro em alguma dificuldade e ai volto a minha rotina. Vou tentar ser mais enfatico, e realmente me esforcar para ajudar. E incrivel, mas a ajuda e tao complicada quanto outra atividade, requer foco, esforco e perseveranca.

Bom, era isso... acho que meu blog eh minha terapia.... ja falei isso ne?

Beijos a todos. Be good, do good.

04 May 2010

Fiz mais uma bateria de exames esse mes, e gracas a Deus esta tudo bem novamente. Contagem regressiva segue firme e forte. Apesar de nao ser uma conta exata, os medicos colocaram como junho sendo o primeiro objetivo a ser cumprido pois completara um ano do tratamento. Eu nao consigo evitar em ver esse mes como uma linha de chegada, embora nao signifique que os controles acabarao, ou que possa relaxar. Acho que relaxar mesmo sera impossivel, sempre me acompanhara por toda a vida.

As pessoas que estao passando por isso, e especialmente aos que pude entrar em contato no Brasil e uma pessoa na Bolivia, muita forca e que sigam encarando o tratamento de forma positiva. Como uma amiga dizia, um dia de cada vez.

Beijo,

Carlos