07 June 2010

Inverno chegando e com defesas baixas fico doente por nada. Qualquer frio é motivo para preocupaçao, febre e novamente hospitais. Uma sinusite é suficiente para muita preocupaçao. Graças a Deus estou me recuperando bem. Eh o preco que pago pelo tratamento que me submeti, mas obviamente tudo vale a pena. So tenho que me cuidar mais e tomar consciencia que nao sou mais o mesmo. Nao posso me expor.

Falando com uma amiga que nos acompanha no blog, vimos que muitas pessoas nao sabem como agir quando pessoas proximas sao diagnosticadas com cancer. A principal pergunta é : o que dizer que possa ser confortante nessa hora tao dificil. Ou melhor, o que nao dizer.

Entao fiz um uma lista de coisas que costumava ouvir com frequencia. Eh algo muito pessoal, e depende do momento, assim que nao eh uma regra mas no meu caso eram coisas que me mexiam um pouco. Isso tambem possa ajudar outras pessoas a dizerem a coisa justa, ou simplesmente abracarem o paciente e dizer o menos possivel. Entao ai vao as frases poderiam ser evitadas:

"Olha, eu posso imaginar o que tu estas passando".

E eu penso: Ninguem pode, a nao ser que tenha vivido na pele ou um de um familiar proximo. Soh quem teve cancer sabe o que estou falando, toda a dor, sofrimento, angustia, tortura fisica que eh o tratamento.

" Conheco alguem que teve o mesmo cancer que tu e se curou!"

E eu penso: Bom pra essa pessoa, mas cada um esta no seu barco, e o meu esta afundando neste momento, assim que saber que alguem se curou, nao sei se me da animo ou inveja. Quando se esta nessa situacao, nosso desfecho acabara sendo uma estatistica, mais um percentual. Pode ser um ou outro, e cada caso é um caso.

 

"Ouvi falar de gente que se curou com tratamentos alternativos de.... (Babosa, graviola, dieta do ph...)"

E eu penso: tantos estudos de medicos de renome para alguem se curar com babosa? Tanta gente famosa e com muitos recursos nao se curam, porque nao funcionou pra eles isso? De novo, cada caso é um caso, e esses tratamentos ainda nao tem comprovacao cientifica. Sou muito a favor de pesquisas em novas alternativas, mas como meu medico disse, a dificuldade de comprovacao cientifica existe porque nao ha como arriscar as poucas chances de vida de um paciente, na tentativa de um tratamento alternativo.

O pior, e raras, sao as piadas tentando achar o lado ironico da situacao. Somente o paciente tem o direito de fazer isso, nunca de um parente ou amigo. O cancer é muito triste para terceiros rirem a respeito. Teve gente que me encontrava e me chamava de Hilander, em referencia a que me recusava a entregar. A gente da aquele sorriso amarelo mas a verdade é que palavras podem machucar. Ja teve gente tentando ser engraçada com relacao ao meu motivo do meu cancer (testiculo), e por ai vai. Em resumo, piada é um terreno muito perigoso e quase certo sera de mau tom. Deixemos isso para o paciente.

Volto a salientar que todas essas frases sairam de pessoas com muito boa vontade, com a melhor das intencoes, e que sempre fiquei agradecido pela tentativa de me animar.

Meu objetivo é dar um insight do paciente.

Beijos!