22 May 2009

News from Carlos - 1st day Chemo

(see below for english)

Finalmente comecou o a quimio. Eh engracado estar novamente passando por isso. Ultima vez que fiz em dezembro, fiquei tao mal e enjoado de tudo isso que dizia a mim mesmo que nunca faria de novo. Eh dificil descrever o estado que a gente fica, e nao ha palavras que o descrevam de forma fiel. Chamar de enjoo e fraqueza, eh muito pouco, somente quem passou por isso entende.


Os ultimos meses no Brasil e Hong Kong me fizeram muito bem para apreciar a vida e querer muito enfrentar qualquer sacrificio. Aproveitei ao maximo, fiz tudo o que pude e isso me deu forcas para estar aqui. Passaria por tudo novamente, quantas vezes for necessario, para ter mais desses momentos.

Espero que no futuro encontrem a cura definitiva dessa doenca, e se possivel formas de evitar esse sofrimento. O incrivel eh que ha 15 anos nao existia tratamento para esse tipo de cancer, entao nesse sentido tenho sorte, tenho boa chance de cura.

Nesse exato momento em que escrevo - sim trouxe o computador pro hospital- a enfermeira comeca a infusao de Etopocide e depois Carboplatine. Eu sempre brinco que devem ter descoberto a quimio em alguma tecnica de tortura. Eh um envenenamento controlado, que leva o individuo ao seu limite. Eu ja passei por isso duas vezes, agora com altas doses passarei dos limites que meu corpo se recuperaria, me arriscando a sequelas e somente sendo possivel a recuperacao pelo transplante.
Sensacao estranha, ate hoje de manha estava bem. A partir de agora, lentamente e conscientemente, a cada gota meu paladar comecara a mudar, nausea sera uma constante por dias, feridas aparecerao e aquela fadiga incessavel fara com que consiga apenas sair da cama para o sofa, e vice versa. Isso eh a cura, e sorte a minha que tenho amigos e familia para tornar isto uma possibilidade real.

Beijo

Carlos

PS:
Gente queria agradecer todas as mensagens de apoio que tenho recebido pelo blog e email. Fica meu agradecimento registrado aqui, essas mensagens e demonstracoes de carinho sao muito importantes pra nos.Fico feliz em ver gente escrevendo de longe e tambem pessoas proximas. Obrigado e espero que esse movimento nao pare aqui, que juntos possamos extende-lo para ajudar outras pessoas que vivem este mesmo desafio.

********************************************************************************

Finally, chemo started. It is funny to be going through all this again. Last time I did in December, I was so bad and so nauseous that I said to myself that I will never ever do it again. It is difficult to describe how it physically feels, there is no word to describe it with fidelity. Call it nausea and weakness woould be too small, only those who have been through this can understand.

Last months in Brazil and Hong Kong helped me a lot to appreciate life and to want to face this sacrifice again so much. I enjoyed a lot, I did everything I could and this gave me strengths to be here now. I would go through this again, as many times that are needed, to live more moments like these.
I hope that in the future, they will find a definitive cure for his disease, and if possible some way to avoid this suffering. The amazing thing is that 15 years ago, they didn't even have a treatment for this kind of cancer I have. So considering this, I am lucky, and I have good chance of healing.

In this exact moment I am writing to you -yes, I brought my computer to the hospital- the nurse is starting to inject Etopocide, and then Carboplatine. I always have fun saying that chemo was first discovered for torture. It is a controlled poisoning, which takes the body to the edge. I have been through this twice already, and now with the high dose chemo, I will pass the limit so my body won't recover,
risking trauma and recovery made possible only with transplant. Awkward sensation, until this morning I was feeling OK. And starting now, slowly and consciously, every drop will make my palate start to feel different, nausea will be constant for days, injuries will appear, and this extreme tiredness which will only allow me go out of my bed to go to the sofa, and vice versa. This is the cure, and I am lucky to have friends and family to make this possible.

PS: I would like to thank you for all the support messages I received on the blog and by email. These messages and demonstration of affection are very important for us. I am so happy to see people writing from so far, ad closest friends too. Thank you, and I hope this action won't stop here, that together we could extend it to help people who live this same challenge.


7 comments:

  1. Carlos! Estamos aí contigo, rezando para que te recuperes rápidamente, e possamos em breve nos reunirmos, e relembrarmos os bons tempos e os grandes papos do tempo da MBC.
    Abraços
    Bassani

    ReplyDelete
  2. Carlos;
    Estamos torcendo e rezando muito por ti aqui. Força véio. Vai te recuperar com certeza. Tenho certeza que breve teremos aquele goleirão do time da praia de volta. Grande Abraço. Guga.

    ReplyDelete
  3. Carlos, estamos com voce e sua familia em oracao, e de coracao! Muita fe. Um grande abraco,
    Mariza, Andre, Dylan e Eric

    ReplyDelete
  4. Carlos, Deus diz q vc é mais q vencedor. Querido estou orando por vc todos os dias,e vc vai ficar curado e sarado, pra depois ser usado como exemplo de vitoria, pra aqueles q possam passar por algum problema semelhante, e tudo isso pra gloria de Deus. Cara, te amo, Deus é contigo, fica firme, pq a vitoria é certa. Joao Miguel(Inter)

    ReplyDelete
  5. Olá, Carlos!!
    Estamos daqui torcendo por você e pensando em quantas vidas podemos ajudar com uma simples doação de sangue ou medula.......
    Que as "stem cells" possam crescer saudáveis em seu corpo. Não são elas que te ajudarão nessa jornada?
    Abraços brasileiros...........
    Tânia e Júlio Zanotto

    ReplyDelete
  6. Olá Carlos,
    Me chamo Priscila e sou prima do Felipe Athayde!! Fiquei muito sensibilizada com a sua história e orgulhosa com o seu otimismo e a vontade de ficar bom, isso é muito importante nesse momento de luta!! Já repassei o e-mail pra toda a minha lista de amigos e sei que muitos o apoiarão!
    Já fizemos a nossa contribuição na conta do HSBC.
    Força hoje e sempre.
    Abraços,
    Priscila

    ReplyDelete
  7. OI, CARLOS
    AQUI É GLORIA, TIA DO FELIPE ATHAYDE, E ESTAMOS NUMA ENORME TORCIDA POR VOCÊ, COM A TOTAL CERTEZA DE QUE LOGO TUDO ISSO FARÁ PARTE DE UM PASSADO REMOTO E ESQUECIDO. COMO DISSE MINHA FILHA PRISCILA, JÁ FIZEMOS NOSSA CONTRIBUIÇÃO, E ENVIEI O E-MAIL PARA TODA MINHA LISTA DE ENDEREÇOS, COM O OBJETIVO DE AMPLIAR CADA VEZ MAIS ESSA REDE TÃO IMPORTANTE. E TOMARA QUE AINDA SOBRE BASTANTE GRANA PRA QUE, DEPOIS DE TODO ESSE INFERNO QUE VOCÊS ESTÃO PASSANDO, VOCÊ PEGUE SUA MULHER E ESSA BONECA QUE É SUA FILHA, E FAÇAM UMA VIAGEM MARAVILHOSA PRA ESQUECER TUDO ISSO.
    BEIJOS,
    GLORIA.

    ReplyDelete